A palavra Emo é muito utilizada hoje em dia para se rotular um estilo de se vestir, caracterizado por roupas pretas e franjas caídas nos olhos. Mas o que é Emo e de onde veio este estilo? Pois bem, apesar de ter ganho o mundo apenas agora, termo Emo existe desde os anos 80. Ele era usado para definir um estilo de música chamado Emotional Hardcore. O termo surgiu de uma abreviação do inglês emotional e era dado às bandas de Punk Rock em Washington cujas letras eram mais emotivas que o habitual.
O nome começou a ser usado por publicações alternativas, como a revista de skate Thrasher e a Maximum RocknRoll para descrever estes grupos, que em sua maioria faziam parte da gravadora Dischord, de Washington. Algumas delas eram Embrace, Rites of Spring, Faith, Gray Matter, Dag Nasty e Fire Party. Na mesma época, outras conhecidas bandas de hardcore começaram a aderir ao gênero emocore, como 7 Seconds, Government Issue e Scream. Entre 1982 e 1993, as bandas Indian Summer, Moss Icon, Policy of Three, Still Life e Navio Forge proporcionaram uma evolução neste tipo de música. A alteração entre trechos calmos e outros mais intensos, gritados, teve sua origem com elas. Em 1991 e 1992 essa intensidade atingiu seu nível máximo, com as bandas Heroin, Portraits of Past e Antioch Arrow.
O estilo Emo chegou ao Brasil em 2003, sob grande influência das bandas norte-americanas. Apareceu inicialmente em São Paulo, mas aos poucos foi se espalhando pelo Sul e Sudeste até atingir todas as partes do país. Além do gênero musical, os fãs do estilo passaram a adotar o comportamento emo - - que costuma ser emotivo e tolerante - - e também das roupas - - que geralmente incluem tênis All Star, blusas com desenhos e animações, roupas listradas ou quadriculadas,cintos com taxinhas de metal, dão preferência a roupas pretas, podendo utilizar peças de tom claro, porém em sua maioria são tons escuros. Maquiam os olhos com lápis preto, usam franjas caídas no rosto. Curtem um estilo musical que engloba o som pesado do punk rock com letras que falam do sentimento, emoções, etc.
Principais bandas Emo
Hoje em dia, algumas bandas representantes do estilo emo são: My Chemical Romance, Simple Plan, Nx Zero, ForFun, The Used, Dashboard Confessional, Good Charlotte, Panic! at the Disco, Dance of Days, Fresno, mxpx, No Use For a Name, Emo, Yellowcard, Taking Back Sunday, The Ataris, Jimmy Eat World, Killi, Juliana´s Theory, Alkaline Trio, Finch, The Get up Kids, A Static Lullaby , Funeral for a Friend, etc.
O novo estilo From Uk, é um forte substituto do estilo Emo.
Para entender um pouco do From UK é preciso voltar uns vinte anos no tempo e lembrar da juventude punk que agredia com visual inovador e guitarras pesadas. Muito depois vieram os emos (forma abreviada de emotioncore) que tinham um visual deprê unido a uma música emotiva de guitarras pesadas (letras pobres em ritmo pasteurizado).
Cansados de serem criticados pela sua música, alguns emos resolveram abandonar de vez a vertente musical para se dedicarem com mais força na apresentação visual esquisita que mantém a popularidade desfilada em shoppings e páginas de Internet. Então nasceu o From UK.
A moda é incentivada em páginas virtuais onde os adolescentes do “from UK” disputam uma popularidade acirrada em álbuns e fotologs. O visual ajuda a atrair um número maior de admiradores que fomentam o crescimento da tribo. Alguns adeptos chegam a colecionar mais de 900 amiguinhos no perfil do Orkut.
A juventude inquieta sempre procurou canalizar a grande energia em algo que movimentasse o mundo. Foi assim com o movimento político dos Hippies, com a crítica ácida dos punks, com o atormentado grunge, com o açucarado emo e com os from UK que não tem bandeira política ou expressão musical.
Os neo-emos são um retrato de parte da nossa juventude individualista, preocupada com o estilo e desligada das questões sociais.
Fontes de pesquisa : http://estilomundial.blogspot.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tuuudo !
ResponderExcluirFico show !