sábado, 18 de julho de 2009

HORA DE LEGALIZAR ?

Por que um grupo cada vez maior de políticos e intelectuais ( entre eles o ex-presidente Fernando Henrrique Cardoso ) defende a legalização do consumo pessoal de maconha ? Fumar maconha em casa e na rua deveria ser legal ? Legal no sentido de lícito e aceito socialmente, como álcoo e tabaco ?
O debate sobre a legalização da do uso pessoal da maconha não é novo, mas mudarão seus defenssores. Agora não são os hippies nem pop stars, são três ex-presidentes latino-americanos, de cabelos brancos e ex-professores de universidades, que encabeçam uma comissão de 17 especialistas e personalidades: o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, do Brasil, de 77 anos, e os economistas César Gavira da Côlombia de 61 anos e Ernesto Zedillo do México de 57 anos.
Eles propõem que a política mundial das drogas seja revista. Começando pela maconha fumada eim cigarros conhecidos como "baseados", ou inalada com cachimbos ou narguilés.
A maconha é um intorpecente produzido a partir das plantas da espécie Cannabis sativa, cuja subsância psicoativa ( aquela que na giria da barato ) se chma cientificamente tetraidrocanabionol, ou THC.
Com a liberação das drogas menas pessoas morreriam no combate ao trafico, centenas de biljões gastos todo ano por governos no mundo todo com a repressãoàs drogas poderiam ser investidos eim outras áreas, poderia também haver reduçao da criminalidade pos muitos crimes são cometidos para finaciar o tráfico, haveria menos presos apenas por uso de drogas e portanto haveria mais espaço nas cadeiias para criminosos perigosos e também poderia haver maior controle de qualidade das drogas, o que reduziria o número de mortes.

" Vou pra Brasília, vou falar com o presidente
Por decreto nessa gente, pra coisa legalizar! " trecho da musica Dichavando - Ventania

Nenhum comentário:

Postar um comentário